sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Especial franquias de até R$10 mil
Aumento da classe C despertou também as demandas por franquias com baixo custo. As chamadas mircrofranquias ganham o mercado brasileiro
Fabiane Abel

Investir o pé de meia feito durante décadas de trabalho e finalmente abrir uma franquia foi, por algum tempo, a forma que muitos brasileiros encontraram para se tornarem empreendedores. Nos últimos anos, essa realidade tem mudado. Franquias que exigem investimento inicial pequeno - de R$ 5 mil a R$ 10 mil, por exemplo - ganharam espaço no cenário de franchising brasileiro.
Uma estimativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que já existe no País cerca de 2.500 franqueados de um total de mais de 50 marcas de microfranquias. "A fatia de participação delas no mercado deve chegar a 20% até o fim de 2011", diz o diretor- executivo da Associação Brasileira de Franchising, Ricardo Camargo.
Ainda de acordo com a ABF, o segmento encerrou o ano de 2010 com um crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior. O número superou as expectativas e um dos grandes responsáveis por esse desempenho foi o surgimento das microfranquias (cujo investimento inicial não passa de R$50 mil), amparado no próprio desempenho da economia brasileira, pela oferta de crédito e o aumento do poder de compra da população.
Geralmente, elas se caracterizam pelo baixo investimento e pela pouca complexidade operacional. Muitos dos negócios podem ser administrados de casa e não envolvem estoques, coleções, manipulação de produtos ou softwares complexos. O sucesso no mundo das microfranquias, entretanto, exige planejamento, análise do mercado e da região de atuação, e escolha criteriosa do ramo de atividade. O ponto de partida deve ser a afinidade com o negócio. Quem não gosta de trabalhar no fim de semana, por exemplo, deve pensar duas vezes antes de abrir um negócio em shopping ou ligado a alimentação.
Camargo, da ABF, lembra que também é indispensável pesquisar a marca, o histórico da empresa e o grau de satisfação dos franqueados. "Isso é importante para avaliar se o negócio tem futuro e potencial de captura de cliente", enfatiza.
Entretanto, nada é mais importante que a presença do dono no negócio. Quem abre uma microfranquia está comprando um emprego.

UMA FRANQUIA QUE CABE NO SEU BOLSO
Carrinho Chope Brahma
Lançado em 2007, é o modelo de franquia mais econômico oferecido pela AmBev. Destaca-se pela praticidade e mobilidade na venda de chope em eventos, shows e praias. Existem 500 carrinhos em atividade no País. Investimento inicial a partir de R$2 mil e prazo de retorno a partir de seis meses.
Ecojardim
Há 13 anos no mercado, oferece serviços na área da jardinagem e paisagismo. Possui cinco unidades na capital de São Paulo e no interior, e busca expansão para outros estados. Investimento R$7,5 mil, com faturamento médio mensal de R$4,5 mil e retorno entre seis e 12 meses.
Learning Fun
Fundada no Rio de Janeiro, em 1994, oferece implantação de metodologia de inglês para crianças em escolas, condomínios, academias e clubes. Hoje, tem 27 franqueados. Investimento médio a partir de R$4 mil, faturamento médio mensal de R$6 mil.
Test Trainer
Fundada em 2002, oferece treinamento e apoio administrativo para professores de educação física atuarem como personal trainers. Possui três franqueados em SP. Investimento médio de R$4 mil.
Franquia União de Ofertas
(Site de Compras Coletivas)
Franquia de sites de compras coletivas. Negócio virtual em que você ganha um site de compra coletiva e anuncia de graça no agregador União de ofertas. Investimento Inicial de R$1,2 mil, taxa da franquia R$1,2 mil e faturamento bruto de R$5 mil ou mais. Site: www.uniaodeofertas.com.br (sucessor do Site de Compras).
Tutores
Franquia de educação voltada para reforço escolar. Investimento inicial de R$7 mil, taxa de franquia de R$5 a R$15 mil e lucro de 75% do faturamento bruto. Site: www.tutores.com.br.
Neomerkato
Franquia de loja virtual de eletrônicos e produtos inovadores. Investimento inicial de R$15 mil, taxa da franquia de R$5 mil, capital de giro é de R$10 mil. O faturamento bruto varia de R$1 mil a R$350 mil e o lucro de 15% a 25% do faturamento bruto. Site: www.neomerkato.com.
The System
Franquia de sistema ERP e de serviços de internet para micro e pequenas empresas. Investimento inicial de R$15 mil, taxa da franquia de R$5 mil a R$15 mil, capital de giro R$2 mil, faturamento bruto de R$25 mil, lucro de R$12,5 mil, ou seja, 30% do faturamento bruto. Site: www.thesystem.com.br.
Home Depil
empresa focada em depilação em domicílio. Taxa de franquia de R$5 mil a R$15 mil, investimento inicial de R$20 mil, capital de giro R$2 mil. A previsão de retorno do investimento é de seis a 18 meses e o prazo de contrato é de 48 meses. Como se cadastrar: www.homedepil.com.br.
Fale Globish
Franquia de ensino de inglês global. Taxa de franquia de R$5mil a R$15 mil. Investimento inicial de R$ 20 mil e capital de giro de R$2 mil. A previsão de retorno do investimento é de seis a 18 meses e o prazo de contrato de 48 meses. Como se cadastrar: www.faleglobish.com.br
Auto Spa Express
Franquia delivery de estética automotiva. Não cobra taxa de franquia, possui um investimento de R$2.500, não há necessidade de capital de giro e a previsão de retorno do investimento é a partir de dois meses. Prazo de contrato de 36 meses. Como se cadastrar: www.autospaexpress.com.br.
Light-Depil
especializado em depilação a luz pulsada delivery. Não cobra taxa de franquia, o investimento é de R$4.500, não necessita de capital de giro e previsão de retorno do investimento é a partir de dois meses, com prazo de contrato de 36 meses. Como se cadastrar: www.lightdepil.com.br


A Todo Vapor
A JAN-PRO, multinacional americana que acaba de se instalar no Brasil, firmou seus primeiros contratos. A operação comercial da empresa no País começou oficialmente na 20ª ABF Expo Franchising, em São Paulo. "Durante os quatro dias de feira, mais de 300 pessoas visitaram o nosso estande e 108 empreendedores entraram em contato logo após o evento, interessados em abrir uma franquia", sinaliza o diretor-comercial da JAN-PRO no Brasil, José Cabral.
Em São Paulo, por exemplo, a empresa espera abrir quatro unidades por mês até o final do ano. "Nosso diferencial em relação à concorrência é que todos os novos franqueados já possuem um contrato garantido para iniciar a operação", comenta o executivo explicando que os franqueados regionais terão a meta de abrir 12 pontos por ano, fechando 2011 com, pelo menos, 50.
Já no Rio de Janeiro há 45 empresários interessados na JAN-PRO, dos quais 12 já receberam a Circular de Oferta e quatro aguardam a análise da empresa para iniciar o negócio em novembro, ocasião que reforçará a presença do empreendimento na ABF Expo RJ. "Em Salvador, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Recife as ações seguem em ritmo acelerado, o que reforça o interesse de diversos empresários que estão fora da Região Sudeste", informa Cabral.
Dessa forma, a marca pretende atingir, em agosto de 2012, a marca de 100 franquias em operação. Com receita média de R$30 mil por franquia, o objetivo da empresa é alcançar o faturamento anual de R$36 milhões somente no primeiro ano de atuação no País. De acordo com Cabral, o potencial brasileiro deve chegar a duas mil franquias em cinco anos e, para atingir essa meta, a multinacional aposta em tecnologia e traz para o Brasil um exclusivo sistema de desinfecção de ambientes, que permite eliminar 99% das bactérias, o enviroshield.
"O mercado de franchising nunca esteve tão aquecido no País e esse é um dos aspectos que acontece em decorrência do novo modelo de consumo dos brasileiros", afirma o diretor. "Só em 2010, cerca de 20 milhões de pessoas migraram para a classe C, aquecendo a economia. E a ideia de assumir o próprio negócio é o que faz da microfranquia da JAN-PRO, por meio do planejamento estratégico e do acompanhamento do franqueador, a possibilidade de realização de um sonho", destaca o executivo.
A JAN-PRO oferece três modelos de franquia: a microfranquia - a partir de R$ 5 mil, a franquia gerencial - a partir de R$ 25 mil - e a franquia empresarial - a partir de R$46,8 mil. Em todas as opções, o franqueado recebe apoio e treinamento antes de iniciar as operações. O diferencial está na garantia do primeiro contrato. "Assim que o empreendedor fecha contrato conosco, garantimos o primeiro cliente, com compromisso firmado por um ano, e ele próprio é quem executa o serviço. Depois de iniciar a prestação de serviços, estimamos o retorno do investimento em até seis meses e o faturamento anual de até R$70 mil", explica Cabral. "Além disso, oferecermos o parcelamento de 60% do valor da taxa inicial em até 36 vezes", completa.
Para assumir essa responsabilidade com o cliente, a JAN-PRO acaba de fechar acordos com administradoras de imóveis e pretende abordar cerca de 110 prédios comerciais em São Paulo.

O QUE SÃO MICROFRANQUIAS?

São empreendimentos de baixo investimento e baixo custo operacional, o que possibilita que empreendedores de menor poder aquisitivo possam realizar o sonho do negócio próprio. Contudo, não devemos confundir com um de baixa lucratividade. Com empenho e dedicação, o franqueado pode ter um ótimo resultado financeiro.

O desenvolvimento das microfranquias no Brasil permite que os empreendedores, com pouco capital para investir, possam atuar em um negócio estruturado, com marca e com conhecimento para operação e gestão. Outra vantagem é ter mais chances de permanecer no mercado.

As microfranquias funcionam como as demais, o que muda é o porte e a complexidade da operação. Esses negócios geralmente são operados por uma única pessoa, o próprio empreendedor, e não exigem um ponto comercial.

Da mesma forma, seguem padrões e regras pré-definidas pela empresa franqueadora e trabalham com contrato de franquia obedecendo a Lei nº 8955. Para o Brasil, as microfranquias contribuem para a redução da informalidade nos pequenos negócios, uma vez que o franqueado deve abrir a sua microempresa de acordo com a lei para poder operar.

Em Busca de Franqueados
A empresa "Seu Pet com Sobrenome" surgiu em 2011 como uma franquia inovadora para atender às necessidades de um dos setores que mais cresce no País. O projeto que oferece um serviço inédito - o registro oficial de animais de estimação com o sobrenome dos donos - está em plena expansão e busca franqueados em todo Brasil.
Com uma estratégia bem definida, a empresa conseguiu unir dois nichos em franca expansão: o mercado pet e as microfranquias. Só no Brasil, são contabilizados 98 milhões de animais de estimação, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet).
As microfranquias são a aposta de novos empreendedores que querem investir pouco e ter rápido retorno. A estimativa da ABF é de que, até o final de 2011, a fatia de participação desse tipo de negócio no mercado brasileiro deva chegar a 20%.
Para se tornar um franqueado do "Seu Pet com Sobrenome", é preciso fazer um investimento inicial em torno de R$13 mil e o candidato não precisa necessariamente ter um ponto comercial, pois a franquia pode ter o seu trabalho realizado por meio de quiosques.
Os quiosques fixos podem ser instalados em shoppings centers ou em outros pontos comerciais já existentes. E o franqueado com um quiosque móvel pode atender em diversos lugares, de acordo com a demanda, sempre mantendo a sua região (um Pet Shop, por exemplo).
Além do atendimento em locais físicos, os registros também podem ser adquiridos pelos clientes por meio da internet. O gestor Jefferson Ramirez, responsável pela expansão da rede, explica que esse fator é mais um benefício para os franqueados. "Os pedidos via site são direcionados à franquia que atende aquela região, garantindo a rentabilidade do negócio", afirma.
A empresa calcula chegar ao final de 2011 com a abertura de 200 franquias, uma vez que é uma opção de investimento para novos empreendedores e empresários que já atuam no mercado PET e desejam oferecer um serviço diferenciado em seu estabelecimento.


POR QUE ABRIR UMA MICROFRANQUIA?
As micro e a pequenas empresas se caracterizam por um tipo de atividade em que se utiliza um único profissional - liberal ou não - e se leva ao sistema de franchising. Geralmente, é um encanador, pedreiro, professor, jardineiro.
Por menos que R$10 mil, entretanto, já dá para ter um negócio próprio. Um modelo brasileiro de lavagem de veículos "em casa" sai pela bagatela de R$2.500.
De acordo com a ABF, esse tipo de negócio já representa 5% das franquias brasileiras. Para 2011, com o mercado em expansão, a expectativa é manter o ritmo acelerado de crescimento e que esse percentual passe para 20%.
As vantagens das microfranquias são, além do investimento menor, de no máximo R$50 mil, a possibilidade de, em muitos casos, não exigirem pontos de venda e, às vezes, nem funcionários. o que garantem um retorno mais rápido.
Para se abrir uma microfranquia, os requisitos são os mesmos para as franquias de maior investimento: capital inicial, capacidade de empreender e, acima de tudo, identificação com o negócio.
A partir daí, o empreendedor deve partir para a avaliação de contrato e, depois que tiver tudo certo, é só iniciar o seu negócio.









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